sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A planta da casa



Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se
o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. (Sl 127.1.)

A arqueologia tem descoberto segredos milenares das culturas do
Oriente próximo, Egito e da Mesopotâmia. Escavações nos tells – pequenos
montes onde estão cidades soterradas – revelam os mistérios de civilizações
já desaparecidas. E entre as cidades dos rios Tigre e Eufrates, eles
têm encontrado pequenos prismas ou cilindros, de cerâmica ou granito,
enterrados junto com a pedra fundamental dos edifícios. Nesses objetos,
há relatórios escritos em sinais cuneiformes com dados referentes à construção
daquele lugar. Esses dados são enriquecedores pelos seus detalhes
culturais e arquitetônicos. E, dessa forma, pode-se conhecer sobre aquela
civilização, seus costumes, suas edificações e as lições que deixaram para
a posteridade.

A nossa vida também é comparada a uma construção. Assim como
uma bonita casa teve uma linda planta desenhada por um hábil arquiteto,
também uma vida bonita seguiu um plano traçado. Há uma planta
para o viver desenhada nas páginas da Bíblia Sagrada. O Senhor nos
mostra como devemos andar, agir, sonhar, fazer.

Nos alicerces da vida cristã de comunhão verdadeira com Deus há
por certo uma linda “planta arquitetônica” escondida. Existe um projeto
traçado e seguido fielmente em cada passo. O salmista nos ensina o segredo
para não errarmos na construção da nossa vida: Guardo no coração
as tuas palavras, para não pecar contra ti. (Sl 119.11.)

A qual arquiteto você tem confiado a construção de sua vida? Como
é o interior de sua casa?
O Senhor foi preparar perfeito lugar para eu morar.
Com obediência quero construir linda casa para ele vir
E comigo sempre cear,
E comigo ficar,
E comigo morar aqui.

Ao lhe entregar o meu viver,
Passei a habitar no coração de Deus,
E Cristo mora no coração meu.
Por isso hoje posso sonhar que com ele
Vou cear em celestial mansão,
E para sempre desfrutar de sua doce comunhão.

Pai, o que eu mais quero em meu viver é amar-te e desfrutar da
tua companhia maravilhosa. Fazer a tua vontade e edifiar a
minha casa sobre a Rocha Eterna, Jesus. Ajuda-me a manifestar
ao mundo a tua luz e tua bondade. Amém.