sábado, 22 de janeiro de 2011

Desporto escolar português

Associação Portuguesa de Professores de Educação Física

Início APPEFis Base de Dados Emprego Eventos Legislação Opinião Loja Notícias Sondagens


Educação: Desporto Escolar vai ser "integralmente mantido", garante ministra
A ministra da Educação garantiu hoje, 14 de Janeiro, no Porto, que o desporto escolar "vai ser integralmente mantido" e essa componente educativa terá "uma regulamentação própria" ainda a ser preparada.

O desporto escolar "vai ser integralmente mantido" e não haverá "absolutamente nenhuma redução de investimento", assegurou Isabel Alçada, durante a cerimónia de encerramento das comemorações dos 125 anos da Escola Artística Soares dos Reis, no Porto.

"Não vai haver nenhuma alteração. Vai haver uma regulamentação própria para o desporto escolar mas ainda não está contemplado. O que foi divulgado foi uma interpretação errónea", salientou.

Isabel Alçada disse acreditar que "o desporto escolar é muito importante no desenvolvimento de crianças e jovens", pelo que "o investimento deve continuar".

"A redução que existe é apenas uma otimização de recursos no quadro do horário do docente", salientou.

A ministra explicou que "o horário do docente tem uma componente não letiva" e que essa poderá ser "reajustada para que sejam otimizados os recursos" e para que "o trabalho dos professores seja mais rentabilizado"



"As decisões que tomamos resultam da necessidade de nos focarmos no que é importante, formativo e essencial para o desenvolvimento dos nossos alunos nos vários níveis educativos", defendeu.

A ministra garantiu também que não haverá cortes nas vagas para professores e que "todos os horários que as escolas considerarem necessários vão ser postos a concurso".

"Vai haver, sim, um reajustamento da componente não letiva e depois, quando chegar o momento próprio, o ministério assegurará a contratação de todos os professores que forem necessários", sustentou.