sexta-feira, 27 de abril de 2012

Amor ao próximo, pratique!

Nos dias em que se segue, muito é falado do amor, amor ao próximo...sim, os religiosos principalmente, muito falam desse amor. A verdade mesmo é que muitos falam, mas até que ponto tem sido praticado esse amor?

Em uma de suas postagens, o professor Luiz Zaga publicou:

"As emoções humanas têm poder eletromagnético. Elas emanam radiações capazes de estimular glândulas inibidas pelo desamor, pela insegurança e por medos inexplicáveis.
 
Portanto, emanar mensagens carregadas de emoções profundas que energizem as glândulas endócrinas e exócrinas, reativam a produção dos “líquidos” da vida: o hormônio do amor, o hormônio da fraternidade, o hormônio da reconciliação consigo mesmo e com Deus."

Se sabe que o ser humano é o único ser que não vive sem afetos...qualquer outro ser depois do desmame é capaz de viver sem suas mães e conseguem ser independentes. A experiência fracassada de Hitler nos ilustra essa verdade.

O ditador resolveu idealizar uma raça pura (ariana), a experiência se baseava em atos desumanos para que essas fossem concretizadas, onde pegavam mulheres e homens, com perfis de acordo com o sistema, e os faziam reproduzirem-se. Os filhos gerados eram separados da mãe, e tinham treinamentos para conseguirem alcançar a tal "perfeição" exigida pelo ditador. A verdade foi que essa experiência matou muitos, e com isso chegaram a conclusão que precisavam de afetos, e sem isso morriam sem causa aparente. A experiência não vingou porque embora eles fossem bem alimentados e educados, faltava o amor.

Qualquer idéia humana de idealizar uma obra que somente o próprio Deus pode fazer, sempre será frustada. Deus quando nos formou, nos fez a Tua imagem e semelhança, assim nos diz a bíblia. Ele nos formou e nos amou desde então. Fazemos parte de um projeto perfeito de Deus, que embora tenha tomado rumos diferentes, continua com o mesmo propósito, levar o homem a Ele.

Acreditar num amor que não vemos pode parecer complicado, mas quando acreditamos nesse amor ele se torna real. Na bíblia diz que o amor de Deus excede todo conhecimento, Ele se traduz no amor de coríntios 13.

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

1 Coríntios 13:4-7

O amor de Deus pelos Seus filhos é nítido quando vemos o sacrifício de Jesus na cruz, ali o Pai entregou o que Ele tinha de melhor, por amor a nós. Deus resgatou o homem pecador através de Jesus, e quando o enviou, deu o exemplo do que Ele queria que fosse praticado por nós, nos deu o exemplo para ser seguido.

Ficaria uma vida aqui listando o amor de Jesus, e como de várias formas esse amor foi praticado. O amor ao próximo, Jesus exemplificou em uma parábola que foi contada para um certo senhor da lei:

E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.

E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.

E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.

Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;

E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;

E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.

Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?

E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.

O exemplo de Jesus sempre foi e sempre será o melhor, pois amou de todas as maneiras, nos dando o modelo a ser seguido. Ele amou o pecador, amou o fraco, o abatido de espírito...simplesmente amou e exerceu esse amor na prática.

O amor Dele foi além das palavras, foi um amor de atitudes! Deus espera de nós esse amor por vários motivos, está explicita essa ordem na bíblia, é uma vontade Dele e o modelo nos foi dado, e devemos todos os dias praticá-lo, não de acordo com nossas vontades, mas sim de acordo com os mandamentos Dele, pois quem o ama, obedece, e não faz por obrigação, mas faz porque tem prazer em Tua palavra, e tem prazer em cumprir a Tua vontade.

Na palavra diz que aquele que ama ao próximo ama a Deus, mas quem não ama o próximo, como pode dizer que ama a Deus? Se o irmão que ele vê não ama, como poderá amar a Deus que nem sequer  vê?

Amar todos os dias o Teu próximo como a Ti mesmo, é isso que Deus espera de nós. Deixo abaixo o versículo de Romanos 13:8-10

A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.

Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor

Deus te abençoe muitíssimo

Gabrielle Gutierres

Sem comentários: