segunda-feira, 5 de abril de 2010

Páscoa!

É verdade, hoje é domingo de Páscoa! Ao lembrar da Páscoa tenho que me lembrar da cruz! A Páscoa depois da morte de Jesus teve outro significado…
A páscoa já existia antes de Jesus nascer, o seu significado em hebraico é passagem, falando assim da travessia do Mar Vermelho, a saída o povo hebreu para fora do Egito.
Jesus quando fez a santa ceia, era o dia de páscoa.
Depois da morte de Jesus a páscoa mudou seu significado para a sua ressurreição, que também é uma passagem da morte para vida.
A páscoa hoje em dia tem que ser lembrada pelo significado da morte de Jesus na cruz, mas pronto, assim como o comércio pegou no papai noel para elevar o mercado, também pegou no coelhinho da páscoa para o mesmo. Muitos ganham chocolate, mas nem todos se lembram da grandeza do significado da cruz, muito menos do sacrifício de Jesus, que chatice isso!
A tradição de dar ovos é pagã, mas nem todos sabem disso. Na cultura de alguns povos, eles trocavam ovos de galinha para simbolisar a entrada da primevera, com isso pintavam os ovos, alguns até os tingiam, fervendo junto com a beterrada. Mas os ovos não eram para serem comidos, era só uma simbologia do início da vida.
Eles celebravam Ostera, a deusa da primavera, simbolizada por uma mulher que segurava um ovo em sua mão e observava um coelho, representante da fertilidade, pulando alegremente ao redor de seus pés.
Os cristãos apropriaram-se da imagem do ovo para festejar a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus – o Concílio de Nicéia, realizado em 325, estabeleceu o culto à data. Na época, pintavam os ovos (geralmente de galinha, gansa ou codorniz) com imagens de figuras religiosas, como o próprio Jesus e sua mãe, Maria.
Na França os confeiteiros tiveram a “feliz idéia” de fazer os ovos de chocolate, alegrando assim a Páscoa (segundo eles), o que na verdade, alegrou mesmo foram os bolsos deles, e os bolsos dos comerciantes até hoje que praticam essa tradição. Mas pronto, o que fazer, eu mesma hoje quebrei a minha dieta para comer os ovos que ganhei…
Bom resumindo e concluindo, tudo fugindo a verdadeira vontade de Deus, que queria que a Páscoa tivesse um significado além dessa treta toda que o próprio homem inventou.
É complicado a gente chegar para uma sociedade que segue tradições e explicar uma coisa dessas, talvez se eu juntasse um monte de gente e provasse o quão Jesus ficaria triste em a gente valorizar mais essa festa pelos ovos, pelos grandes almoços e pelos padres batendo de porta em porta para beijarmos ao boneco Jesus, ainda fosse apedrejada em praça pública.
Que significado tem a cruz? Porque Jesus morreu ali? Que prova de amor é essa?
Bom, são muitas as perguntas, porém vastas também as respostas que Deus teria para você. Pegando na bíblia…
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu filho unigénito, para que todo aquele que crer Nele, não pereça, mas tenha a vida eterna.”
A ideia da cruz vazia me dá sensação de que tudo se fez novo naquele dia. O sepulcro vazio, a ressurreição de Jesus é tremendo ao meu entender, já parou para pensar nisso? Através da vida de Jesus temos direito a vida a eterna, basta crermos Nele e andarmos em Seus caminhos.
Mas aí seria outro texto para colocar aqui no blog, porque andar nos caminhos de Jesus, não é uma questão somente de fé, porque você pode acreditar, mas tem que obedecer também, é isso mesmo, seguir cada mandamento ali da bíblia…amar ao próximo como a ti mesmo, morrer dia após dia para a ti, viver a vida de Jesus, fazer da sua vida habitação do Espírito Santo, não ser mais carne e sim Espírito…e por aí vai uma lista.
Mas uma coisa é certa, o amor de Deus excede todo entendimento, então meu amigo, não fique tentando entender tudo isso…faça como Jesus, carregue a sua cruz, se crucifique nela, deixe te maltratarem, te cuspirem…porque matando a sua carne, você viverá para Jesus…colocando isso na prática, não se importe muito com as coisas desse mundo, porque tudo isso é tão passageiro quanto sua vida aqui nessa terra…viver para Cristo ainda é o melhor remédio, acredite!
Beijos, Feliz Páscoa!

Sem comentários: