sábado, 19 de fevereiro de 2011

Orem Pelo Egito


“A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. Tiago 5:16 b

Carta da Sociedade Bíblica do Egito

Caros e preocupados amigos,

Tenho certeza de que vocês têm acompanhando as notícias e estão conscientes dos problemas, dos tumultos e das tensões no Egito e em vários outros países desta parte do mundo. Eu não vou tentar analisar a situação, que está mudando a cada hora. A afirmação feita em um dia pode já tornar-se obsoleta no próximo! Mas queremos que saibam que ficamos gratos pelas contínuas mostras de amor, pela preocupação e pelas orações feitas por este país.


Toda a equipe da Sociedade Bíblica está segura e as nossas propriedades estão intactas, sem dano algum. Apesar do tumulto geral, da incerteza, do medo, da raiva e de muitas outras emoções e situações, nós, enquanto cristãos, de nenhuma forma estamos sendo alvo ou ameaçados.


Depois que a polícia se ausentou das ruas do Cairo, do fogo ateado às delegacias e da fuga de milhares de prisioneiros, alguns se aproveitaram do caos para saquear e roubar. Sem contar com a proteção policial, os cidadãos, tanto os cristãos quanto os muçulmanos, estão se organizando em turnos para proteger seus bairros e bens durante a noite. Ao anoitecer, quando se aproxima o toque de recolher, barris, sacos e caixotes são posicionados em barricadas. Todos os carros são parados e as pessoas, interrogadas por homens armados com bastões, paus, pistolas e facas… Isso, porém, deu à maioria um sentimento real de segurança e de boa vontade! Mas isso foi ontem. Provavelmente, a situação piore à medida que os civis tomem a lei pelas próprias mãos.


Expatriados são evacuados. Os bancos e o mercado de ações estão fechados. Os preços começaram a subir. A comida, os remédios e outros suprimentos estão diminuindo, já que a maioria das fábricas e das empresas estão fechadas após a onda de vandalismo da semana passada e do toque de recolher diário, que se estende das três da tarde às oito horas da manhã. Mesmo enquanto escrevo, estão acontecendo sangrentos confrontos entre civis egípcios na principal rotatória do centro…

POR FAVOR, OREM


a) Orem para que a situação volte ao controle muito rapidamente e com urgência. Há perdas massivas a cada minuto. Hoje, o número oficial de feridos, muitos deles graves, é superior a 600 pessoas, com pelo menos oito mortos. O canal de TV oficial anunciou prejuízos financeiros da ordem de 200 bilhões de libras egípcias (USD 36 bilhões) nos últimos oito dias.
b) Orem pelos pobres e miseráveis, os que mais sofrem neste momento.
c) Orem para que os cristãos no Egito (tanto os nativos quanto os expatriados) não fiquem tentados a “correr” quando as coisas ficarem difíceis. Libby Little, cujo marido, Tom, foi assassinado no Afeganistão no ano passado, disse que, durante aquela guerra terrível, ela e suas filhas eram conhecidas como “as pessoas que ficaram”! Lucien Accad, ex-chefe da Sociedade Bíblica do Líbano, permaneceu com sua família durante a perigosa guerra civil, embora todos tivessem passaportes suíços e pudessem ter partido. Embora muitos estrangeiros estejam sendo obrigados a sair devido a políticas das empresas, nós oramos para que a pouca população cristã do Oriente Médio não diminua ainda mais devido aos atuais acontecimentos.
d) Orem para que a Sociedade Bíblica do Egito pense em formas criativas e adequadas de levar a Palavra de Deus ao povo durante esses tempos difíceis (afinal, grande parte da Escritura foi redigida em contextos de perigo). Nossos funcionários estão trabalhando de suas casas na elaboração de materiais impressos e de áudio a serem produzidos assim que retornemos ao escritório. A Feira do Livro, que estava marcada para 29 janeiro – 8 fevereiro, foi adiada indefinidamente. As mesas de livros (uma extensão das ofertas da Feira do Livro) e os Domingos da Bíblia foram cancelados em todas as igrejas. Como esta é a temporada de picos de venda,certamente sentiremos o impacto negativo sobre grande parte de nossa distribuição da Bíblia e sobre a renda das vendas e captação de recursos. Por favor, orem conosco enquanto estudamos a melhor maneira de sanar esse hiato no faturamento.
e) Orem por sabedoria para que os líderes políticos e do exército saibam controlar a situação sem recorrer a meios brutais.
f) Orem pela futura liderança do país. Há uma profunda preocupação sobre quem vai governar o Egito. A porta será aberta para todas as ideologias políticas e religiosas, inclusive os extremistas e fundamentalistas.
g) Finalmente, por favor, orem por mim, a fim de que me recupere de um problema súbito de coração (arritmia), que me acometeu na última quarta-feira, forçando-me a passar oito dias na Unidade Coronariana. Ontem foi meu primeiro dia em casa.

OBRIGADO POR SUAS ORAÇÕES, É O QUE MAIS PRECISAMOS!
Com amor, me despeço de todos vocês em nome da equipe da Sociedade Bíblica do Egito.

Ramez Atallah
Secretário-Geral
Sociedade Bíblica do Egito

Fonte: Blog da Ana Paula Valadão

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Sem perder a visão


É muito famosa a história de quando Pedro andou sobre as águas, e foi ter com Jesus. O que me chama a atenção são os diversos aprendizados que podemos tirar dessa passagem bíblica.

Ainda ontem o pastor do PVN Lisboa esteve a falar dessa passagem e hoje pela manhã uma amiga colocou também no facebook. E como a palavra de Deus nunca volta vazia, tirei proveito do que posso aprender.

Primeiro é que Pedro não viu Jesus, quem viu primeiro foi João, e disse a todos "É Jesus!". Por vezes no meio das dificuldades não enchergamos Jesus ali, pronto para nos ajudar. E pessoas a nossa volta pode nos levar a Ele, nos ajudar na caminhada.

Pedro quando viu que era Jesus, quis ir até Ele. Pedro acreditou que poderia andar sobre as águas, assim como fez Jesus, e fez! Quando acreditamos e confiamos de todo nosso coração, até o que parece impossível acontece.

Só que teve um porém...Pedro, no meio do caminho olhou as circunstâncias, o mar agitado, o medo de afundar...e a partir daí desviou sua visão, deixou de olhar a Jesus e começou a afundar.

Incrível como Deus fala de diversas formas, e no dia de hoje o que eu mais quero é não perder o foco e a visão. Não quero olhar as circunstâncias, por mais que elas me digam o contrário de minha vitória, o meu Pai é fiel e a seu tempo fará o que meus olhos naturais não conseguem ver. Andar pela fé, viver o sobrenatural de Deus, quero isso todos os dias.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Geração eleita


Olhando a minha volta, tudo que tem acontecido no mundo, rumores de guerras, pais contra filhos, filhos contra pais, pessoas se matando...parece que nada vai melhorar no mundo. A geração de hoje está cada vez mais perdida, e o mundo está se tornando um caos total!

Mas ainda há uma esperança, pois em Cristo há sempre esperança. Ele nos garatiu uma herança, e todos que são seus filhos fazem parte da geração eleita, geração que não foi corrompida, geração de inconformados com esse século, com as coisas passageiras existentes nesse mundo, geração de verdadeiros adoradores, que adoram a Deus em espírito e em verdade.

Por que eu amo Esse Deus? Porque eu amo fazer parte dessa geração eleita? As respostas são infinitas!

Deus nos chama pelo nome, conhece nosso andar, é Aquele que sonda nossos corações. Na bíblia diz que Ele nos conhecia antes mesmo de nascermos, e quando nascemos e começamos a nossa caminhada, Ele já tinha terminado a nossa história há muito! Ele sabe onde vamos acertar e onde vamos errar, e está sempre ali, a ohar por nós. É Aquele que nos ama tanto que deu seu único filho para lavar nossos pecados..fomos comprados por um alto preço. Seu amor por nós é infinito e constrangedor.

Não bastando isso, Deus transformou a minha vida, poderia ficar aqui horas a contar as maravilhas feitas por Ele em mim, na minha família...em como me presenteia todos os dias com sua presença, que me traz infinita paz, alegria, sendo conforto e socorro sempre presente, nas horas em que mais preciso. Amigo fiel, que nunca me abandona, e mesmo que eu não O veja, O sinto, vejo seu agir constante, e isso é algo que só mesmo quem vive consegue explicar! Amor que excede todo entendimento humano, amor tão incrível...o que mais poderia eu dizer?

Se você faz parte dessa geração eleita, geração não corrompida por esse século, agradeça e continue sua caminhada com o Pai, mas não se esqueça que claro, é importante você ir para o céu, só que tem pessoas que precisam provar desse amor, contamine as pessoas com esse amor, fale dele, em como a constância dele pode gerar mudança, além dos mais infinitos privilégios, pois até mesmo quando somos provados, é com algum propósito, pois nosso Pai é simplesmente fiel, amoroso e perfeito em tudo que faz!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Quando estou fraca, é quando sou forte!


Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte" (2 Coríntios 12:10)
Como sempre não me canso de falar em Paulo, e esse versículo é lindo demais quando o entendemos e o aplicamos em nossas vidas. O apóstolo Paulo, em nome do evangelho, enfrentou muitas dores, mas nunca desistiu ou retrocedeu em sua missão. Levou muitas pessoas aos pés de Jesus.

Por vezes para nós, simples carnais, é muito difícil compreender o tratamento de Deus, mas todo tratamento é para um bem maior do que estamos vendo naquele momento. Ser aprovado por Deus vai além de sermos servos fiéis, é preciso saber suportar o peso da cruz, sem murmurar.

Deus na recusa de tirar o espinho da vida de Paulo lhe disse:

"A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza" (2 Coríntios 12:9).


Eu nesses dias de exames na faculdade, fiquei feito louca, achando que não ia dar conta de tudo, muitos anos sem estudar, o pique já não é o mesmo, e gerir várias tarefas ao mesmo tempo, em tempo recorde é uma façanha que há muito não praticava, mas enfim...quando vi o noticiário, com as tragédias no Brasil, pensei...Deus me perdoa, eu me sentindo fraca tendo tudo, e essas pessoas, precisando de uma força sobrenatural, pois já nada possuem.

Acho que até parei de reclamar da falta de tempo, das provas umas atrás das outras, da minha casa de pernas para o ar, as minhas filhas querendo atenção, enfim, se todo problema fosse esse, havia mais felicidade no mundo, digo eu. Até porque a minha cruz nunca será mais pesada do que eu possa suportar, pois meu Pai é justo, e olhando para trás, em tempos passei por momentos ruins e me ergui!

Tudo que é permitido por Deus em nossas vidas é uma fonte de fortalecimento para um futuro próximo, Deus nos mostra onde estamos errando, e também onde iremos acertar depois daquela terrível lição.


Na bíblia diz para pedirmos aos céus...mas nesse tempo, tenho muito que agradecer, e se for parar e pensar, será que temos mais agradecido ou sempre estamos a pedir? Será que agradecemos da mesma maneira que pedimos? Qual tem sido a nossa oferta para Deus ultimamente? Que preço temos pago para Aquele que pagou um alto preço pelas nossas vidas?

Enfim, tenho muito que melhorar...olhando bem, a cota tem sido inadequada!