quarta-feira, 10 de março de 2010

Pequenas coisas...

Tem dias que tiro para lembrar e relembrar de coisas, e por vezes pensamos que o que fica na memória são aqueles momentos onde grandes coisas aconteceram, tipo, um grande acontecimento…mas tem coisas que ficam e tem tanto significado, por vezes se tratam de pequenos gestos, que pequenos aos olhos naturais, mas por vezes tão especial exatamente por isso!

Ao dar a mão a minha filha para atravessar a rua, me lembrei de uma professora que eu tive na segunda série, ela não me dava a mão, esticava simplesmente o dedo e dizia “Gabi, sua mão é tão pequena que apenas um dedo meu é o suficiente para você segurar !” Ela ria para mim e sempre me dava o dedo indicador para eu segurar, eu era tão pequena que sempre era a primeira da fila na hora de ir para a nossa sala, porque antigamente era preciso uma fila em ordem de tamanho para entrar nas salas da minha escola.

Você pode pensar que isso é pequeno demais né, mas aquilo era um carinho, uma atenção especial, eu sentia isso nela.
As vezes estamos esperando grandes coisas, grandes acontecimentos, e nem imaginamos que as pequenas coisas podem ter muita importância. Não é errado sonhar coisas grandes, ou esperar coisas grandes. Mas esperar constantemente coisas grandes…isso pode ser frustante, principalmente se nunca acontece! Por vezes as grandes coisas vem das pequenas, assim como uma grande árvore surge de um simples grão de mostarda..Mat.13:32 “na verdade, a menor de todas as sementes, e, crescida, é maior do que as hortaliças, e se faz árvore, de modo que as aves do céu vêm aninhar-se nos seus ramos."

Nos dias de hoje estamos sempre querendo mais e mais, nunca estamos satisfeitos, não estamos satisfeitos em nossos empregos, não estamos satisfeitos com nosso governo, não estamos satisfeitos com a maneira do nosso marido, do nosso amigo…por vezes somos tão queixinhas que só a graça mesmo! Não me excluo, por vezes também sou assim…mas tenho que parar e pensar, primeiramente que Deus é fiel, se eu tenho sido fiel a Meu Deus, o que mais Deus teria para mim? Sou filha do altíssimo, mais que vencedora! Tenho que tirar partido das pequenas coisas, pois elas podem se tornar grandes!

Se queixar e cobrar muito das pessoas e de Deus não dá muito certo. Por vezes as bênçãos de Deus está ali do lado, numa coisa que aos seus olhos pode ser simples, mas pense além…o que Deus quer com isso, para quê será isso?
Você tem esperado muito das pessoas? Se coloque no lugar delas, pense que esse pouco que você acha que ela está te dando pode ser muito para ela, partindo do princípio que que cada um é cada um, ninguém é igual…Você está esperando Deus te dar aquele carrão? Comece com o carrinho, vai juntando, vai trocando de carro, Deus vê seu esforço! Quer um bom emprego? Estude mais, procure mais, ore mais, una seu esforço com a oração, Porque assim como Deus se agrada com a formiga por ser trabalhadora, se agradará de ti de igual forma. Você quer receber algo? Tente dar na mesma intensidade que pretende receber, ou até dê mais, até porque Deus se agrada com aquele que dá com amor!
Enfim, começar pelas pequenas coisas, por vezes compensa, aquele pequeno gesto, como dizer obrigada, retribuir um sorriso, e muitas outras coisas que podem fazer toda a diferença, só que estamos tão preocupados e nem conseguimos enxergar…
É como aquela história do menino que tentava devolver ao mar algumas estrelas do mar, e com certeza não conseguiria lançar todas, haviam muitas na areia, mas para aquelas que ele lançou no mar, fez bastante diferença, porque elas não morreram.

Um vídeo lindo que achei sobre pequenos gestos...

sexta-feira, 5 de março de 2010

Enfim dieta!

Pois é, depois de muito tempo com esses quilinhos a mais, tomei vergonha na cara e fui na nutricionista! Nem perguntei com quantos quilos estou a mais, devo estar com uns 15! Trouxe os produtos para casa e juntamente com a refeição da dieta, vão ajudar imenso. Meu marido por sua vez vai comer o mesmo que eu, não dá para todos os dias fazer dois tipos de comida diferentes., assim pode ser que ele também perca uns quilos, rsrsrs...

Estou entusiasmada com as coisas novas que eu creio que irão começar a acontecer na minha vida...estou convicta que passo na prova da faculdade! Ai Cristo, que meu sonho esteja no centro da Sua vontadeee! Mas nesse meio vão haver renúncias, não se pode ter tudo ao mesmo tempo, em eclesiaste 3 diz:

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.

Deus é perfeito, e eu não me canso de dizer isso! Creio que é tempo de me dedicar ao que no momento é mais importante, sem desistir do que é secundário, mas colocando de molho...por isso vou dar um tempo no piano...creio poder retornar as aulas em setembro, altura em que começam as aulas e nessa altura já não estarei mais trabalhando no nosso estabelecimento. Vou começar outras atividades para melhor suprir as necessidades do meu corpo, necessidades essas que meu curso vai exigir. Tenho que voltar a me exercitar, senão entro na faculdade toda enferrujada, e isso eu não quero né! Mesmo que eu não entre na facul, sei que isso também vai me ajudar com o equilíbrio do meu corpo, já que estou fazendo dieta.

terça-feira, 2 de março de 2010

Quando as rosas do mar se vão

Hoje nem sei bem como começar a escrever, hoje é um dia daqueles, onde faltam as palavras...

Onde eu moro ficou sem luz dois dias, veio uma tempeestade horrorosa e pelos vistos derrubou algum poste ou postes de luz importantes da nossa zona. Aí numa casa como a minha, até água não sai da torneira, pois minha bomba é automática, liga de acordo com o uso da água. Meu fagão é todo elétrico, não tem bicos a gás, é uma placa lisa sem bocas que funciona a luz, por isso também não tinha como cozinhar...ah o telefone também só funciona se houver luz, porque sem o sinal da base dele, nada feito...por aí dá para ver que os dois dias foram agitados.

Mas por conta dessa falta de luz, algumas pessoas ligaram os geradores que tinham em casa, outras chegaram até comprar um de propósito. Meu marido queria fazer o mesmo, eu que disse para ele ter calma. Infelizmente aconteceu uma tragédia com uma família daqui de perto...enquanto dormiam o gerador liberou o monóxido de carbono, e como o gerador daquela família se encotrava na garagem, aquilo subiu pelas escadas, e mesmo estando os quartos fechados conseguiu ser letal.

Eu nesse dia pela manhã tinha ido levar a Sol e o Thiago na estação de comboio, e quando estava voltando meu marido me liga para dar a notícia, afinal a menina que morreu no acidente era a amiguinha da minha filha na escola. Estou muito triste com isso, porque me coloco no lugar dessa mãe...ela havia deixado a menina na casa dos avós, e pela manhã foi pegar a menina, tendo que arrombar a porta, encontrando a mãe e a filha dela na cama já mortas e o pai e irmão no chão desacordados, mas ainda vivos. Foi um alarme na nossa vila, que é muito pequena. O helicóptero os levaram, mas as notícias de hoje não eram nada boas, parece que eles não tem muitas hopóteses de sobreviverem...as professoras da escola choraram durante todo o dia, minha filha não pára de falar na Filipa, pois as professoras explicaram que ela foi para o céu...

Isso tudo me faz lembrar da história de jó. Jó foi um homem que perdeu tudo, perdeu família, perdeu todas as suas posses, perdeu sua saúde...

"Todavia aguardando eu o bem, eis que me veio o mal, e esperando eu a luz, veio a escuridão." Jó 30:26

Não consigo parar de pensar no sofrimento dessa mulher, que perdeu filha, mãe, e o irmão e pai estão nas mãos de Deus. Me coloco no lugar dela, queria ter uma palavra amiga, um consolo, mas sei que nessas horas somente Deus mesmo...por mais que tenham amigos e parentes por perto, que claro, ajudam, mas só Deus para gerar um consolo verdadeiro, um entendimento...porque mesmo que por caminhos que aos olhos naturais sejam tão difíceis de compreender, Deus tem seus propósitos através do sofrimento, e um deles é provar a nossa fé, como fez com Jó. Por vezes é complicado entender esse tratamento, achamos que não merecemos tanto sofrimento, questionamos a Deus...eu sinceramente, nem sei o que faria, peço realmente a Deus que eu nunca precise passar por tal sofrimento, mas no entanto, que seja Sua vontade sobre minha vida, o que tiver de ser, Ele sabe.

A verdade foi que Jó perseverou e foi fiel até o fim...e Deus o restituiu em dobro tudo o que ele havia perdido, lhe devolvendo assim a alegria de viver e uma nova visão...

“Eu te conhecia só de ouvir falar, mas agora os meus olhos te vêem.” (Jó 42.5)

Que a proximidade de Deus seja constante nesse momento para essa família, que gere neles o entendimento da dependência que temos de ter de Deus, pois Ele é socorro sempre presente, principalmente nas piores circunstâncias, pois age no impossível, e que Deus esteja consolando esses corações, dando forças para suportar essa dor, no Nome de Jesus, amém.